Marcon Logística Portuária

Setor portuário privado fecha 2019 com 20 novos terminais e carteira de investimento de R$ 1,5 bilhão

Números inéditos da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) mostram que 2019 foi positivo para o setor portuário privado brasileiro. Ao longo do ano, foram autorizados 20 novos terminais priados, com publicação no DOU (Diário Oficial da União), o que representa uma carteira de investimento de R$ 1,5 bilhão. O perfil de carga que se destacou foi o granel líquido (gasolina, óleo diesel e soda cáustica), que será movimentado por 14 desses 20 terminais.

Já entre as regiões, a Norte foi a maior beneficiada, com a criação de 11 novos terminais privados – mais da metade do que foi feito pelo setor ao longo do ano. Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a região tende a ter ainda mais destaque nos próximos anos.

“Sete dos novos terminais da região foram construídos ao longo do Rio Amazonas e podem utilizar a saída marítima da barra norte, que já ocupa o 4º lugar do País em tonelagem de carga transportada. Acreditamos que a Região Norte tem um alto potencial, seja pelo aumento da produção de bauxita e de grãos vindos do norte do Mato Grosso e de outras regiões próximas, como pela conclusão da BR 163”, afirmou Barbosa.

A Associação, que representa 29 empresas de grande porte, que juntas movimentam 60% da carga portuária brasileira, reuniu esforços ao longo dos últimos anos para ampliar ainda mais o potencial dos portos do Rio Amazonas por meio de um projeto chamado Barra Norte. A meta é aumentar ainda mais a segurança da navegação na foz do Rio e contribuir para a eficiência logística de navios.

O objetivo é que as embarcações possam ser totalmente carregadas, o que ainda não ocorre, trazendo uma economia, que no ano de 2018 representaria mais de US$ 57 milhões em frete com aumento de apenas um metro de calado (altura da parte do casco que fica submersa) para os navios que passam pela região.

A ampliação de um metro, passando dos atuais 11,5 metros para 12,5 metros, permitiria um salto das 55 mil toneladas de carga por navio classe Panamax atuais para, pelo menos, 63 mil toneladas.

Perspectivas para 2020

Para 2020, a perspectiva é de aumento na carteira de investimento. Ainda no ano de 2019, foram feitos 16 novos anúncios públicos. Destes, 13 são pedidos para autorização de novos terminais e três são de alteração do perfil de carga movimentado. A estimativa de investimento é de R$ 7,7 bilhões. Com destaque para os pedidos de autorizações de novos TUPs no Espírito Santo, com perspectiva de R$ 3,11 bilhões, e em Santos (SP), com R$ 2,8 bilhões.

“O setor portuário privado no Brasil ainda enfrenta muitos desafios, como questões de regulação, altos custos com praticagem e muita burocracia. A ATP está atenta a isso e seguirá atuante junto a tomadores de decisão para impulsionar a liberdade de empreender no País. Os TUPs são uma tendência nacional e deveriam ser mais valorizados pelo governo. Contudo, estamos otimistas, pois temos um cenário onde a privatização é uma das bandeiras do governo e o investimento privado no setor portuário já vem superando expectativas”, afirma Murillo Barbosa.

Fonte: Comex do Brasil / ATP

}

02.04.2020

Em Destaque

Relacionados

Quer saber mais?

Entre em Contato

Siga a Marcon

Mercado & Novidades

Últimas Notícias

dez 08 2023

Portos do Paraná participa de missão internacional na busca pela descarbonização dos portos

A empresa pública é signatária do Green Ports Partnership, que busca compartilhar conhecimento sobre sustentabilidade, redução de carbono e...
dez 07 2023

Balança comercial tem superávit recorde de US$ 8,776 bi em novembro

Beneficiada pela queda nas importações de combustíveis e compostos químicos e pela safra recorde de soja, a balança comercial – diferença entre...
dez 06 2023

Porto de Paranaguá é destaque em palestra no Fórum Sul Brasileiro de Inovação

Além de apresentar as ações socioambientais e operacionais, a Portos do Paraná participou do painel sobre destinos turísticos e destacou a vinda da...
dez 05 2023

Brasil poderá integrar grupo de produtores e exportadores de petróleo

O Brasil recebeu o convite para entrar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+), grupo de 23 países produtores e...
dez 04 2023

Em 10 meses, Portos do Paraná registra crescimento de 15% nas movimentações para exportação

Estratégias operacionais foram fundamentais para suprir a grande demanda de mercado e exportar mais de 35 milhões de toneladas pelos portos...
dez 01 2023

MDIC envia missão à Coreia do Sul para fortalecer parceria em comércio e investimentos

Secretário executivo conheceu a nova estratégia digital coreana, projetada como motor do desenvolvimento econômico do país; também houve visitas à...
nov 30 2023

Portos do Paraná é tricampeã em premiação da ANTAQ

Pela terceira vez consecutiva a Portos do Paraná, empresa pública do Governo do Estado do Paraná, foi premiada pelo respeito às regulamentações. A...
nov 29 2023

MDIC e BID promovem encontro para debater melhorias regulatórias

A política de melhoria regulatória simplifica os procedimentos e desburocratiza o ambiente de negócios no país. Nesse sentido, o Ministério do...
nov 28 2023

Porto de Paranaguá embarca peça de autoclave com 15 metros de comprimento

Após dias de operação, a carga foi acondicionada em uma barcaça e agora seguirá até o porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro A Portos do Paraná...
nov 27 2023

Exportações brasileiras superam marca de US$ 300 bi pelo segundo ano

Pelo segundo ano seguido, as exportações brasileiras superaram a marca de US$ 300 bilhões, divulgou nesta segunda-feira (20) o Ministério do...

Quem acredita na Marcon

Nossos Clientes