A logística portuária para ensacados, em especial o açúcar, faz parte de história da Marcon desde 1991. Com a meta constante de modernização, em 2007, a Marcon iniciou a construção do TEAPAR – Terminal Portuário de Paranaguá S.A., hoje uma realidade e um empreendimento que conta como sócio o importante grupo do setor sucroalcooleiro no Brasil e na Europa o Grupo Tereos Açúcar & Energia Brasil S/A.
Por meio de uma parceria estratégica com a empresa Sulterminais Armazéns Gerais, o TEAPAR oferece a mais completa e integrada logística portuária para açúcar ensacado no Porto de Paranaguá:
• Recebimento ferroviário em duas unidades operacionais de retro-área, com capacidade de descarga de 18 vagões por turno de 6 horas.
• Recebimento rodoviário em 5 diferentes unidades operacionais.
• Capacidade total de armazenagem de retro-área superior a 80 mil toneladas.
• Elevação mecanizada e/ou convencional.
INFRA-ESTRUTURA DO TEAPAR
Elevação Mecanizada/Shiploader:
• Armazéns 6AB, na faixa primária do porto, como ponto de alimentação do shiploader com capacidade de 18 mil toneladas.
• 450 metros de correias transportadores e galerias elevadas.
• Carregador Mecanizado CNGL 3000/1000, com capacidade para 3.000 sacos por hora, equivalente a 3.600 toneladas/dia.
• Carregamento de navios com capacidade de até 60.000 dwt.
• Calado de 33 pés / 10,05 metros (sem flutuantes espaçadores).
• Mobilidade de costado de 160 metros.
• Lança de operação com alcance de 23,4 m (referência trilho do lado mar).
• Chute espiral com 13m de comprimento e telescopicidade de 3m.
• Cabeça alimentadora giratória em 360º.
• Calado aéreo (air draft) de 16,5 metros.