Marcon Logística Portuária

Complexo portuário vai atingir em 2021 meta prevista para 2030

Apontado como porta de entrada do Mercosul, o Paraná deve antecipar em dez anos a marca de 60 milhões de toneladas em movimentação de carga em seus portos. Apenas em maio, foram 6 milhões de toneladas, considerado um recorde histórico. No ano passado, o complexo portuário paranaense movimentou pouco mais de 57 milhões de toneladas, volume próximo à meta estipulada para 2030 no Plano Nacional e Logística Portuária (PNLP).

“Encerramos o ano [passado] com a possibilidade de ultrapassar a projeção do PNLP e crescer ainda mais com os investimentos públicos e privados que vêm sendo realizados em obras e projetos, além de leilões de áreas disponíveis para arrendamentos pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI)”, explica Sandro Alex, secretário de Infraestrutura e Logística do governo do Paraná.

De acordo com ele, a Portos do Paraná (complexo portuário público formado pelos portos de Paranaguá e Antonina) já investiu quase R$ 361,5 milhões em projetos, obras e serviços, como a ampliação do cais e a modernização do Berço 201 (obra que permitirá a atracação de navios maiores e aumentará em até 140% a capacidade de movimentação no local), a dragagem de manutenção continuada e as reformas dos terminais de passageiros e turismo da Ilha do Mel.

O secretário informa ainda que outros R$ 56 milhões foram previstos para o projeto básico de modernização do Porto de Paranaguá, com o que a capacidade operacional do complexo aumentará em 100%. Ao todo, o corredor de exportação (Corex) do Estado deve receber R$ 1 bilhão em investimentos nos próximos anos. “O projeto do governo estadual é transformar o Paraná em uma central de logística para o país, apostando em todos os modais de transporte”, explica o secretário. Para isso, os investimentos totais previstos superam os R$ 5 bilhões, segundo ele.

Ainda em relação aos portos paranaenses, estão previstos para os próximos anos quatro concessões, que representam um terço de 12 novos projetos de infraestrutura do PPI. Estão incluídos nesse programa, por exemplo, os leilões de arrendamento de três áreas (PAR9, PAR14 e PAR15) para movimentação e exportação de granéis sólidos (soja, trigo, malte e açúcar, entre outros), que devem ocorrer no primeiro semestre do próximo ano. Os investimentos somam R$ quase 690 milhões.

Interessados nesses leilões e outras concessões não faltam. A Cargill, uma das primeiras empresas a investir no sistema de carregamento a granel no Porto de Paranaguá, aguarda a publicação do edital para a licitação da área que opera atualmente por meio de um contrato de transição. A nova licitação, prevista para o primeiro semestre de 2022, juntamente com outras duas áreas, foi qualificada no cronograma do PPI do Ministério de Infraestrutura.

Ainda este ano, a Cargill tem a expectativa de aumentar entre 13% e 15% a movimentação de carga pelo Porto de Paranaguá, em comparação com 2020. Embora a companhia não informe números sobre movimentações de grãos naquele porto, ela continua a apostar no Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo. “Agora ainda mais diante da safra recorde no ano passado”, diz Ricardo Nascimbeni, diretor de supply chain da Cargill no Brasil.

Segundo ele, a Cargill aumentou o volume total originado, processado e comercializado no decorrer do ano, levando a um crescimento de receita de 38% em relação ao ano anterior. “Mantida a produção de grãos no Brasil, a empresa espera resultados semelhantes para 2021. O campo tem feito a sua parte, aumentando a produção. Nós temos feito a nossa, conectando nossos clientes no mundo ao Brasil”, diz Nascimbeni. Em relação a investimentos no Paraná, onde opera quatro fábricas, 26 armazéns e transbordos, além de um terminal portuário, o executivo também não detalha números, mas diz que a companhia tem feito aportes fortes nessa direção.

A Terminal Contêineres de Paranaguá (TCP) é outra companhia com planos de aumentar seu portfólio logístico, contemplando principalmente investimentos na ferrovia, em depósitos de contêineres e em armazéns dinâmicos, que promovam maior sinergia e conexão entre armadores, transportadores rodoviários e embarcadores (tanto na exportação quanto na importação).

Este ano, a TCP projeta movimentar mais de 1 milhão de TEU?´s (Twenty-foot Equivalent Unit, que se refere à unidade de medida de um contêiner de 20 pés) nos terminais da empresa no Paraná, número acima dos 983 mil TEU?´s movimentados em 2020. “De maneira prática, significa que a TCP está entre as melhores opções para o mercado regional, que não se limita ao Paraná, e abrange também Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Goiás, além do nosso vizinho Paraguai”, diz Thomas Lima, diretor Comercial e Institucional da TCP.

 

Fonte: Valor Econômico

}

07.06.2021

Em Destaque

Relacionados

FMI melhora projeção de crescimento do Brasil em 2025 para 2,4%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a perspectiva de crescimento do Brasil em 2025 “para refletir os esforços de reconstrução após as enchentes no Rio Grande do Sul”, segundo novas estimativas divulgadas nesta terça-feira (16). O FMI prevê agora expansão de...

Quer saber mais?

Entre em Contato

Siga a Marcon

Mercado & Novidades

Últimas Notícias

jul 26 2024

Paraná amplia destinos e cardápio de exportações: 2.081 produtos para 215 mercados

Resíduos de platina, prensas para fabricação de painéis de partículas de madeira e farinhas de peixes, crustáceos ou moluscos. Esses são alguns...
jul 25 2024

FMI melhora projeção de crescimento do Brasil em 2025 para 2,4%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a perspectiva de crescimento do Brasil em 2025 “para refletir os esforços de reconstrução após as...
jul 24 2024

Portos do Paraná batem recorde de movimentação no primeiro semestre de 2024

De janeiro a junho de 2024, os portos do Paraná alcançaram a marca de 33.780.236 toneladas movimentadas, um recorde histórico de movimentação num...
jul 23 2024

Operações de Sucesso: Marcon Logística Portuária em Destaque

No último final de semana, a Marcon Logística Portuária mostrou mais uma vez sua eficiência e capacidade ao conduzir operações em dois navios RORO...
jul 23 2024

Agronegócio exporta US$ 15,20 bi em junho e US$ 82,39 bi no semestre

As vendas externas brasileiras de produtos do agronegócio foram de US$ 15, 20 bilhões em junho de 2024 , um aumento do valor das exportações...
jul 22 2024

Portos do Paraná registram recorde histórico de movimentação mensal

Os portos paranaenses alcançaram uma nova marca histórica de movimentação. Ao todo, 6.582.670 de toneladas foram movimentadas em junho deste ano,...
jul 19 2024

Abertura do mercado cubano para exportação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo de Cuba, da autorização para que o Brasil exporte os seguintes produtos para...
jul 18 2024

Camex mantém elevação de tarifas de importação de resíduos sólidos

Em 18% desde julho do ano passado, as tarifas de importação para resíduos de papel, plástico e vidro permanecerão nesse nível por mais um ano,...
jul 17 2024

Carteira de exportação do BNDES aprova volume 135% maior de créditos em 2024

O valor das aprovações de crédito para a linha BNDES EXIM Pré-Embarque, que financia as exportações de empresas nacionais, cresceu 135% no primeiro...
jul 16 2024

Exportações do Paraná para Ásia, África e Oriente Médio batem recorde no 1º semestre

O Paraná obteve no 1º semestre de 2024 o seu melhor desempenho nas vendas para os mercados do Oriente Médio, África e Sudeste Asiático , com maior...

Quem acredita na Marcon

Nossos Clientes