A exportação brasileira de veículos cresceu 21,9% em janeiro sobre o mesmo mês do ano passado, segundo números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta quinta-feira (4). As vendas de carros somaram 25 mil unidades no mês passado. Houve queda de 35,8%, porém, sobre a exportação registrada em dezembro de 2020.

O mesmo ocorreu com a produção brasileira de veículos em janeiro: avançou sobre o mesmo mês de 2020, mas recuou sobre dezembro passado. Ela caiu 4,6% em janeiro na comparação com dezembro, passando de 209,3 mil unidades para 199,7 mil. Sobre janeiro de 2020 aumentou 4,3%.

“Apesar das dificuldades foi um bom número. Temos falado que a logística tem feito um trabalho excepcional porque ainda temos descompasso e dificuldades e fomos capazes de produzir um bom número para janeiro. Foi menor do que dezembro, mas melhor que janeiro de 2020, considerando todas as circunstâncias”, disse o presidente da Anfavea, Luis Carlos Moraes. Segundo ele, janeiro costuma ser um mês mais fraco em vendas do que dezembro.

 

Fonte: Comex do Brasil