O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) terminou o mês de agosto com a maior movimentação de cargas refrigeradas da sua história: foram 20.709 TEUs (unidades de contêiner de 20 pés). O alto volume é também o maior número de cargas refrigeradas já movimentado por qualquer terminal de contêineres brasileiro em um único mês, e foi impulsionado pelo mercado de carnes de frango, principal commodity movimentada pela TCP.

Segundo Thomas Lima, diretor comercial e institucional da empresa, existe uma busca do mercado de proteínas por portos com maior capacidade. “A TCP possui uma liderança histórica no segmento de carnes e congelados. Investimos em nossa estrutura para receber esse tipo de carga, e hoje garantimos espaço e flexibilidade para os nossos clientes”, diz.

A estrutura da empresa conta com 3.624 tomadas para contêineres refrigerados e conexão ferroviária que suporta os principais frigoríficos do Paraná. Para garantir as baixas temperaturas dos mais de 20 mil TEUs de congelados movimentados em agosto, o terminal utilizou energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade de 156 mil habitantes, equivalente a Paranaguá.

A TCP atende cerca de 160 frigoríficos de diferentes estados do país, além do Paraguai. De acordo com Fábio Artifon, Diretor de logística da Seara Alimentos, o terminal paranaense possui papel fundamental na performance comercial do grupo. “O crescimento no nosso volume de exportações registrado em aves e suínos é reflexo de um plano de investimentos de R$ 8 bilhões nas operações da JBS no Brasil nos próximos anos. Para sustentar este crescimento, necessitamos de parceiros que tenham estruturas robustas e a TCP possui plena capacidade para nos atender e nos apoiar nas nossas necessidades”, realça o executivo.

A quantidade de alimento exportada em agosto pelo terminal seria suficiente para suprir o consumo diário de carne da cidade de São Paulo por quase três meses, considerando a média nacional. Thomas Lima ressalta que o recorde de volume é uma soma de vários fatores como estrutura, plataforma logística, e o bom alinhamento entre TCP, as Autoridades Marítimas, Portuárias e armadores. “A TCP compõe o maior corredor de exportação de carne de frango do mundo. Somos referência internacional no mercado portuário, e trabalhamos continuamente na melhoria de nossos serviços para garantir a credibilidade de nossos clientes nos seus respectivos mercados”, completa o diretor.

Atualmente, 78% das exportações de congelados movimentados pela TCP tem origem no Paraná, 7% no Mato Grosso do Sul, 6% em Santa Catarina, 5% em São Paulo, e os demais 4% vem de diferentes estados.

MERCADO AQUECIDO

Em agosto, o /Terminal também quebrou o recorde de movimentação total, com 104.541 mil TEUs. O recorde anterior havia sido registrado em maio de 2021, com 99.070 TEUS operados

A movimentação acumulada do ano (janeiro a agosto de 2021) é de 740.186 TEUS, o que representa um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior (646.630 TEUs).

 

Fonte: Notícias Agrícolas