O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou nesta quarta-feira (20/4), em Washington, nos Estados Unidos, da segunda reunião de ministros de Finanças do G20 em 2022, sob a presidência da Indonésia. Guedes destacou pontos como o processo de modernização e aprimoramento do ambiente de negócios no Brasil, as reformas estruturais, o aperfeiçoamento dos marcos regulatórios, a aceleração da digitalização dos serviços públicos, o avanço do processo de privatizações e concessões e a ampliação da inserção internacional.

Os esforços realizados pelo atual governo desde o início de 2019 asseguraram a consolidação de uma carteira de mais de US$ 200 milhões em investimentos privados para os próximos anos no país, apontou.

OCDE

Guedes destacou ainda a importância dos avanços no processo de acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) dentro do cenário de maior integração do país às cadeias produtivas internacionais. “A comunidade internacional pode contar com o Brasil para desempenhar papel central na segurança alimentar, na segurança energética, na mudança climática e no desenvolvimento sustentável”, ressaltou o ministro.

Agenda

A participação na segunda reunião de ministros de Finanças do G20 faz parte da agenda do ministro Paulo Guedes em sua viagem aos Estados Unidos para a reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington. As Reuniões da Primavera de 2022 do FMI e do Grupo Banco Mundial (WBG) estão sendo realizadas entre 18 a 24 de abril de 2022.

Acompanham o ministro da Economia na agenda nos Estados Unidos o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Roberto Fendt; o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais, Erivaldo Alfredo Gomes; e o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz.

 

Fonte: Ministério da Economia