O potencial competitivo dos portos de Paranaguá e Antonina foram destaques durante o evento de Comércio Exterior Meeting Comex 2022, em Joinville (SC), nesta quarta-feira (13).

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, abordou os diferenciais da atividade portuária do Estado e traçou um paralelo com o cenário nacional durante o workshop “A Importância dos Portos e os desafios para a competitividade do Comércio Exterior”, a convite do Ascensus Group, patrocinador do evento.

A palestra foi proferida pela manhã após a abertura do evento com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e do prefeito de Joinville, Adriano Silva.

Ao falar sobre o contexto dos portos do Brasil, Garcia compartilhou sua longa experiência no setor e na gestão portuária paranaense, eleita pelo Ministério da Infraestrutura a melhor do Brasil nos últimos dois anos.

“É uma satisfação poder compartilhar um pouco da nossa experiência na gestão dos Portos de Paranaguá e Antonina em um evento tão importante para o setor logístico”, destaca o executivo da empresa pública paranaense. “É um evento para grandes empreendedores que necessitam de logística. Então, é o momento que a gente abre as portas do Paraná para essas empresas que buscam essa logística cada vez mais eficiente”.

O diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, ressalta a necessidade do debate sobre competitividade do Comércio Exterior. “É o momento de mostrar aos investidores de Santa Catarina o quanto os portos paranaenses vêm contribuindo, nesse momento, para o desenvolvimento da economia nacional”, justifica.

O workshop contou com a participação de quase 200 inscritos, entre empresários, executivos e investidores, sendo um dos mais procurados de todo o evento. Para o CEO do Ascensus Group, Cleverson Siewert, a palestra enriqueceu o evento ao abordar o dia a dia da gestão portuária.

“O Comércio Internacional representa geração de emprego, renda e melhores condições de desenvolvimento para o país. Infraestrutura é tema central em toda está discussão, é condição precedente para que o setor se desenvolva ainda mais adequadamente, e neste sentido a palestra trouxe um conteúdo que está totalmente alinhado aos desafios e propósitos pretendidos”, afirma.

MEETING COMEX – O evento, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij), é considerado o maior do Sul do Brasil envolvendo Comércio Exterior e tem como objetivo compartilhar informações, fomentar networking e prospectar novos negócios.

Durante todo o dia diversas palestras e workshops foram realizados no Centro de Convenções e Exposições Expoville, com uma programação extensa envolvendo os elos da cadeia logística. Em sua nona edição, o evento retomou a forma presencial neste ano após ser suspenso durante o período de pandemia da Covid-19.

 

Fonte: Portos do Paraná