Marcon Logística Portuária

Porto de Paranaguá recebe seu maior guindaste para descarga de granéis sólidos de importação

No berço 211 do Porto de Paranaguá o navio Maria atracou carregado com três guindastes de grande porte, utilizados na operação portuária. Um dos equipamentos foi descarregado no terminal paranaense e irá reforçar a operação de descarga dos granéis sólidos de importação, principalmente fertilizantes.

A carga é classificada como especial e cada guindaste é um projeto. O equipamento vem desmontado. As peças são trazidas no porão e, os maiores volumes, no próprio convés da embarcação. A fabricação é da empresa Liebherr, de Rostock, Alemanha, país de origem do navio.

“Os portos do Paraná têm certa tradição na operação de cargas especiais já tendo recebido muitas peças desse porte e outras, até maiores”, comenta o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Junior. A vinda de mais um equipamento dessa natureza, segundo Teixeira, com alto custo agregado, demonstra a confiança da iniciativa privada na Portos do Paraná.

Em Paranaguá, foi desembarcado um Guindaste Móvel Portuário LHM 550, referência mundial no segmento. Segundo a empresa que adquiriu o equipamento, a Harbor, operadora portuária no Porto de Paranaguá, o guindaste é o único do tipo, até o momento, no Paraná e um dos maiores em capacidade e produtividade para descarga de granéis do Brasil.

PRODUTIVIDADE – O cais do Porto de Paranaguá, ainda de acordo com o diretor de Operações, é reforçado e tem total condições de suportar esses grandes guindastes utilizados na descarga dos granéis de importação.

“Além disso, a produtividade por berço nos portos de Paranaguá e Antonina reforça a eficiência dos operadores portuários e da mão-de-obra empregada”, complementa Teixeira.

AQUISIÇÃO – Como explica o gerente de Operações da Harbor, Douglas Soares Pires, o guindaste adquirido é um equipamento de ponta. “Tem capacidade para 154 toneladas, a cada movimento, e alcance de 54 metros, propiciando maior produtividade e atendimento de grandes navios Panamáx, Pós-Panamáx e Capesize”, comenta.

Com quase 400 toneladas, o LHM 550 é um guindaste com quatro cabos, específico para operações com granéis sólidos. “É um equipamento moderno, produtivo e com alto nível de tecnologia, com sistema de energia por acumulador e eletrônica, o que garante melhor desempenho, alto nível de segurança, controle de movimentos, ciclos de trabalhos curtos e produtivos”, garante o operador.

O navio Maria é de carga geral (breakbulk). Apesar de ser considerado pequeno – com 151,67 metros de comprimento (loa) e 21 metros de largura (boca) – tem guindastes de bordo robustos e tripulação treinada para carregar e descarregar peças de grandes proporções, até maiores e mais pesadas que os guindastes que vieram nessa viagem.

 

Fonte: Portos do Paraná

}

02.09.2023

Em Destaque

Relacionados

Quer saber mais?

Entre em Contato

Siga a Marcon

Mercado & Novidades

Últimas Notícias

dez 11 2023

Portos do Paraná marca presença no 31º Congresso Latino-Americano do setor

O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, palestrou nesta quarta-feira (06) no 31º Congresso Latino-Americano de...
dez 08 2023

Portos do Paraná participa de missão internacional na busca pela descarbonização dos portos

A empresa pública é signatária do Green Ports Partnership, que busca compartilhar conhecimento sobre sustentabilidade, redução de carbono e...
dez 07 2023

Balança comercial tem superávit recorde de US$ 8,776 bi em novembro

Beneficiada pela queda nas importações de combustíveis e compostos químicos e pela safra recorde de soja, a balança comercial – diferença entre...
dez 06 2023

Porto de Paranaguá é destaque em palestra no Fórum Sul Brasileiro de Inovação

Além de apresentar as ações socioambientais e operacionais, a Portos do Paraná participou do painel sobre destinos turísticos e destacou a vinda da...
dez 05 2023

Brasil poderá integrar grupo de produtores e exportadores de petróleo

O Brasil recebeu o convite para entrar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+), grupo de 23 países produtores e...
dez 04 2023

Em 10 meses, Portos do Paraná registra crescimento de 15% nas movimentações para exportação

Estratégias operacionais foram fundamentais para suprir a grande demanda de mercado e exportar mais de 35 milhões de toneladas pelos portos...
dez 01 2023

MDIC envia missão à Coreia do Sul para fortalecer parceria em comércio e investimentos

Secretário executivo conheceu a nova estratégia digital coreana, projetada como motor do desenvolvimento econômico do país; também houve visitas à...
nov 30 2023

Portos do Paraná é tricampeã em premiação da ANTAQ

Pela terceira vez consecutiva a Portos do Paraná, empresa pública do Governo do Estado do Paraná, foi premiada pelo respeito às regulamentações. A...
nov 29 2023

MDIC e BID promovem encontro para debater melhorias regulatórias

A política de melhoria regulatória simplifica os procedimentos e desburocratiza o ambiente de negócios no país. Nesse sentido, o Ministério do...
nov 28 2023

Porto de Paranaguá embarca peça de autoclave com 15 metros de comprimento

Após dias de operação, a carga foi acondicionada em uma barcaça e agora seguirá até o porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro A Portos do Paraná...

Quem acredita na Marcon

Nossos Clientes