Diariamente, o Governo do Paraná, através da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulga os dados da vacinação contra a Covid-19 e atualiza um ranking de vacinação entre os municípios do Estado. A imunização dos grupos prioritários e da população em geral está ocorrendo nos 399 municípios. O cidadão pode acompanhar o avanço da vacinação em cada município paranaense. Há um gráfico que indica a porcentagem da população que já foi vacinada e também a quantidade de doses aplicadas. Os números estão divididos entre primeira e segunda dose.

Segundo o site oficial www.coronavirus.pr.gov.br, o município de Paranaguá segue liderando o ranking da vacinação contra a Covid-19 em cidades com mais de 100 mil habitantes no Paraná. Paranaguá tem uma população total de 140.469 pessoas e até a última atualização, na terça-feira, 22, foram 91.578 doses aplicadas, o que representa 65,19% da população acima dos 18 anos vacinadas com a 1.ª dose. No comparativo, o município de Guarapuava, que tem 167.328 habitantes e se aproxima da população de Paranaguá, está bem abaixo no índice de vacinação, com apenas 34,91%, ou seja, 58.417 doses aplicadas.

O planejamento elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde estipulada que toda a população adulta do Paraná será vacinada com a primeira dose até setembro. “Contamos muito com o apoio dos municípios para fazer esse processo de vacinação acontecer cada vez mais rapidamente, de acordo com a quantidade de doses que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Reforço que a vacina boa é aquela que vai para o braço da população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O Paraná já aplicou 3.854.861 doses desde o início da campanha de imunização contra o novo Coronavírus, isso representa que 36,91% dos paranaenses já receberam pelo menos a primeira dose.

“Também insisto com os prefeitos e secretários municipais de saúde para que possamos ter o controle dessa aplicação na ponta do lápis. É esse controle que vai garantir a imunização completa da população, potencializando a eficácia das vacinas”, destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. Os demais municípios do litoral aparecem no ranking da vacinação, com pelo menos a primeira dose aplicada, da seguinte forma: Pontal do Paraná (62,73%); Guaraqueçaba (61,86%); Antonina (52,28%); Matinhos (41,99%); Guaratuba (36,60%); Morretes (35.77%).

2a dose

Em relação à 2.ª dose, Paranaguá aparece com 16,16% da população acima dos 18 anos imunizada. Foram 22.704 doses de vacinas aplicadas até terça-feira, 22, conforme divulgação do Governo do Paraná. Parte da diferença no número entre primeira e segunda doses aplicadas se dá pelo intervalo de tempo entre doses recomendado pelas fabricantes. A CoronaVac, fabricada pela Sinovac e Instituto Butantan, requer 21 dias de intervalo, e a Covishield, da Universidade de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, três meses.

No entanto, a evasão da segunda dose também é um problema verificado pelos municípios.

Esse não comparecimento pode prejudicar a imunização da população como um todo, uma vez que as fabricantes garantem seu percentual de eficácia apenas com o ciclo completo da vacinação.

“Pedimos a todos que marquem corretamente o retorno da segunda dose. Existem pessoas que não procuraram as unidades de saúde para a segunda dose, e é importante que isso não aconteça para que, ali na frente, a gente possa ter resultados mais favoráveis”, reforça o secretário Beto Preto.

Os demais municípios do litoral aparecem no ranking da vacinação, com a segunda dose aplicada, da seguinte forma: Pontal do Paraná (16,69%); Antonina (13,37%); Matinhos (13,16%); Guaraqueçaba (12,91%); Guaratuba (11,94%); Morretes (10.96%).

 

Fonte: Folha do Litoral