A Nova Ferroeste, que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, foi apresentada no Fórum de Investimentos Brasil (BIF), evento internacional que reúne representantes do Poder Público e CEOs de grandes multinacionais.

O projeto da nova ferroeste terá a capacidade para transportar 38 milhões de toneladas. A ferrovia terá 1.285 quilômetros e será o segundo maior corredor de grãos e contêineres refrigerados.

A Nova Ferroeste deve gerar uma economia de 27% na operação logística de empresas do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina.

O empreendimento está estimado em R$ 25 bilhões e deve ser lançado na Bolsa de Valores de São Paulo no primeiro trimestre de 2022. A concessão deve durar 60 anos.

O diretor de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco destacou a relevância da economia do Paraná, que tem um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, bem como a localização privilegiada e a ligação com o Mercosul.

“Temos uma infraestrutura focada no transporte de grãos, com importantes operadores logísticos no Estado, que possui dois portos, uma das melhores redes de rodovias do Sul do Brasil e o terceiro melhor custo de combustível do País. O impacto que isso vai ter representa 3% do PIB do Brasil, uma população beneficiada de 9 milhões de pessoas”, completou.

Segundo o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, a participação do Paraná marca uma oportunidade única e mostra que a Nova Ferroeste está entrando aos poucos no imaginário nacional.

“É uma maneira do investidor saber com quem se relacionar e sobre qual tema. Então ele faz um filtro nesse processo e vai direcionado no projeto que mais lhe interessa”, avaliou.

 

Fonte: RicMais