Marcon Logística Portuária

Empresas optam pelo Porto de Paranaguá como alternativa ao pedágio fluvial argentino

O anunciado e questionado pedágio fluvial argentino para barcaças no trecho de Confluência Santa Fé e Paso Queso do Eixo Fluvial Paraguai-Paraná entrou em vigor em janeiro de 2023. A Resolução nº 1023/2022, do Ministério dos Transportes da Argentina, aprovou a cobrança de 1,47 dólares por tonelada transportada no trecho de 1.180 quilômetros da hidrovia. O objetivo é que o imposto seja utilizado em obras de dragagem e sinalização.

A medida não é vista com bons olhos pelos importadores e exportadores paraguaios. Consequentemente, a Federação Paraguaia de Produção, Indústria e Comércio (Feprinco) solicitou uma revisão do plano ao governo nacional.

Enquanto a medida é mantida, os importadores buscam alternativas logísticas, sendo a principal delas o Porto de Paranaguá, que tem ganhado força no mercado paraguaio. De acordo com o Terminal de Contêineres de Paranaguá, importar por esse porto traz vantagens para as empresas paraguaias, que serão potencializadas pela nova ponte que ligará Brasil e Paraguai.

Múltiplas vantagens

O coordenador comercial para o Paraguai da TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), André Frigotto, explica que a empresa é a principal alternativa brasileira para o comércio exterior no país vizinho.

“Uma das vantagens da rota terrestre é o tempo de viagem: 25 a 30 dias mais rápido do que por barcaça. Outra vantagem presente no TCP é a existência do Depósito Franco”.

Outro benefício para o importador que optar pela logística pelo Porto de Paranaguá é o transporte terrestre. A construção da Ponte da Integração Internacional, segunda estrutura do Paraná a ligar os dois países, será outra opção para estimular o mercado regional.

Segundo Frigotto, a obra será responsável por revolucionar o comércio Brasil-Paraguai, permitindo um trânsito de mercadorias mais rápido e eficiente.

“Com a nova ponte, a expectativa é desviar o trânsito da Ponte da Amizade. A nova estrutura será ligada ao perímetro leste, que levará os caminhões diretamente à BR-277. É um trabalho que comprova o interesse do Brasil em investir em logística e atrair cada vez mais paraguaios para as rotas brasileiras”, explicou.

Segundo a Agência de Notícias do Governo do Paraná, a estrutura da Ponte da Integração já está finalizada. Faltam apenas os retoques finais, que estão sendo feitos, como a instalação dos guarda-corpos interno e externo. A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Governo do Estado do Paraná informa que a previsão de conclusão das obras perimetrais é dezembro de 2023, mas o prazo será revisto nos próximos meses, dependendo do andamento dos serviços.

Nota Feprinco

A Federação de Produção, Indústria e Comércio do Paraguai pediu ao governo nacional “que adote as medidas necessárias para a retificação imediata desta situação. Esta imposição representa uma violação dos regulamentos bilaterais entre Argentina e Paraguai, afetando toda a costa logística de nosso país”.

Até o momento, o pedágio permanece inalterado.

 

Fonte: Portos do Paraná

}

03.07.2023

Em Destaque

Relacionados

FMI melhora projeção de crescimento do Brasil em 2025 para 2,4%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a perspectiva de crescimento do Brasil em 2025 “para refletir os esforços de reconstrução após as enchentes no Rio Grande do Sul”, segundo novas estimativas divulgadas nesta terça-feira (16). O FMI prevê agora expansão de...

Quer saber mais?

Entre em Contato

Siga a Marcon

Mercado & Novidades

Últimas Notícias

jul 26 2024

Paraná amplia destinos e cardápio de exportações: 2.081 produtos para 215 mercados

Resíduos de platina, prensas para fabricação de painéis de partículas de madeira e farinhas de peixes, crustáceos ou moluscos. Esses são alguns...
jul 25 2024

FMI melhora projeção de crescimento do Brasil em 2025 para 2,4%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a perspectiva de crescimento do Brasil em 2025 “para refletir os esforços de reconstrução após as...
jul 24 2024

Portos do Paraná batem recorde de movimentação no primeiro semestre de 2024

De janeiro a junho de 2024, os portos do Paraná alcançaram a marca de 33.780.236 toneladas movimentadas, um recorde histórico de movimentação num...
jul 23 2024

Operações de Sucesso: Marcon Logística Portuária em Destaque

No último final de semana, a Marcon Logística Portuária mostrou mais uma vez sua eficiência e capacidade ao conduzir operações em dois navios RORO...
jul 23 2024

Agronegócio exporta US$ 15,20 bi em junho e US$ 82,39 bi no semestre

As vendas externas brasileiras de produtos do agronegócio foram de US$ 15, 20 bilhões em junho de 2024 , um aumento do valor das exportações...
jul 22 2024

Portos do Paraná registram recorde histórico de movimentação mensal

Os portos paranaenses alcançaram uma nova marca histórica de movimentação. Ao todo, 6.582.670 de toneladas foram movimentadas em junho deste ano,...
jul 19 2024

Abertura do mercado cubano para exportação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo de Cuba, da autorização para que o Brasil exporte os seguintes produtos para...
jul 18 2024

Camex mantém elevação de tarifas de importação de resíduos sólidos

Em 18% desde julho do ano passado, as tarifas de importação para resíduos de papel, plástico e vidro permanecerão nesse nível por mais um ano,...
jul 17 2024

Carteira de exportação do BNDES aprova volume 135% maior de créditos em 2024

O valor das aprovações de crédito para a linha BNDES EXIM Pré-Embarque, que financia as exportações de empresas nacionais, cresceu 135% no primeiro...
jul 16 2024

Exportações do Paraná para Ásia, África e Oriente Médio batem recorde no 1º semestre

O Paraná obteve no 1º semestre de 2024 o seu melhor desempenho nas vendas para os mercados do Oriente Médio, África e Sudeste Asiático , com maior...

Quem acredita na Marcon

Nossos Clientes