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Como empresas paranaenses têm sido impulsionadas para o mercado externo

Troca de experiência, conhecimento e possibilidade de acordos. A negociação com empreendimentos de outros países pode ser um desafio, mas uma oportunidade de ouro para empresas que buscam expandir negócios e aprimorar ideias. Empresas paranaenses têm estreitado laços comerciais com outros países, por meio de encontros promovidos pela Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), por meio da Divisão de Relações Internacionais.

Nos 75 anos de atuação da Fecomércio-PR, o grupo de relações internacionais acumula experiência nos últimos 17 anos auxiliando empreendimentos dos mais variados segmentos a expandirem a atuação para fora do Brasil e conseguirem parcerias de produtos internacionais.

Com 37 anos de trabalho e referência em gerenciamento eletrônico de documentos, software de gestão de recursos humanos e terceirização de serviços, a Digidata é uma das empresas que tem alavancado os negócios e importado conhecimento de outros países.

A empresa, desde sua fundação, faz parte da Fecomércio-PR. O dono do empreendimento paranaense, Luiz Sérgio Wosniak, conta que, desde 2003, a federação buscou formas para que empresas pudessem conversar com outros países, propiciando viagens, rodas de conversas e eventos.

“Na minha área [de tecnologia], tivemos oportunidade de conversar com vários países”, afirma Wosniak. Recentemente, ele foi a Taiwan para buscar possíveis negócios, junto com uma dezena de empresários. “Fomos ver sobre tecnologia de iluminação pública. Alguns empresários começaram a ter contato com pessoas de lá”, relata.

E a não para por aí. O empresário destaca a diversidade dos negócios e conversas com outros países. A empresa de Wosniak tem relação com países como França, Polônia, Espanha, Argentina e Coreia do Sul. Muitos laços comerciais foram propiciados por encontros da Divisão de Relações Internacionais. “Quando se aproximamos dessas comunidades de cada segmento, mesmo que não consiga qualquer negócio, se ganha conhecimento. Quando se faz uma viagem, vemos automações de outros países, podendo ser replicado no Brasil”.

Como atua no ramo da tecnologia, Wosniak trouxe um software da Espanha para a Digidata. Além disso, tem buscado soluções tecnológicas com a Coreia do Sul e estreitado o diálogo na área de segurança tecnológica com Israel. “Sou uma pessoa que não fecha nenhuma porta”, frisa o proprietário da empresa. “A Fecomercio sempre colaborou para unir esses grupos internacionais. O approach foi via Fecomércio. Nos eventos têm muitos contatos”, acrescenta.

 

Fonte: Gazeta do Povo

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08.22.2023

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