Na sequência de uma série de entendimentos realizados neste mês de abril, o Itamaraty e o Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) divulgaram hoje (17) comunicado conjunto comunicando que ambos os países concordaram em acelerar o diálogo comercial em curso sob a Comissão de Relações Econômicas e Comerciais Brasil-EUA (ATEC) com vistas a concluir, em 2020, um acordo em matéria de regras comerciais e transparência, incluindo facilitação de comércio e boas práticas regulatórias.

O comunicado conjunto informa ainda que os dois lados também acordaram realizar consultas nacionais, de acordo com os procedimentos de cada país, para recolher subsídios sobre os melhores caminhos para expandir o comércio e desenvolver o relacionamento econômico bilateral.

A Comissão ATEC permanecerá como foro para o contínuo engajamento, por meio de reuniões e contatos frequentes, com o objetivo de avançar na agenda de curto prazo, bem como no trabalho preparatório para uma parceria mais profunda.

A nota conjunta divulgada pelo Itamaraty e o USTR faz um relato dos entendimentos mantidos neste mês de abril por representantes dos governos brasileiro e americano, destacando que “no dia 9 de abril, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil e o Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), acompanhados de outros altos funcionários, discutiram em teleconferência as relações comerciais Brasil-EUA. No dia 16 de abril, representantes de alto nível do USTR e dos ministérios brasileiros de Relações Exteriores, Economia e Agricultura trataram da implementação de uma ambiciosa agenda econômica e comercial entre Brasil e Estados Unidos, conforme acordado pelos Presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump na reunião que mantiveram em Mar-A-Lago, no dia 7 de março de 2020. Essa visão compartilhada e os objetivos estabelecidos pelos dois Presidentes apontam na direção de um engajamento estratégico e transformador para a parceria econômica e comercial bilateral”.

Fonte: Comex do Brasil