Marcon Logística Portuária

Porto apresenta projetos para comitiva nacional que acompanha os trabalhos da Nova Ferroeste

As obras e projetos em andamento nos portos do Paraná (Paranaguá e Antonina) foram apresentados nesta sexta-feira (10) para representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ministérios da Infraestrutura (Minfra) e Economia. A comitiva nacional visitou a sede administrativa da Portos de Paranaguá acompanhada do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário (GT Ferrovias)

A visita faz parte da agenda de apresentação dos estudos preliminares de viabilidade para implantação/readequação da Ferroeste (EF-277), qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) pelo Decreto nº 10.487/2020.

“Com os investimentos projetados com as licitações de áreas e o projeto do Moegão, o Porto de Paranaguá terá condição plena de atender toda a demanda projetada pela Nova Ferroeste”, garante o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, anfitrião da comitiva. A estimativa do estudo é que se chegue a 38 milhões de toneladas no primeiro ano de concessão.

Segundo o executivo, as visitas constantes são fundamentais para que os projetos estejam afinados. “O planejamento deve ser conjunto: o que a ferrovia planeja, junto dos investimentos planejados pelo Governo do Estado e aqui pela Portos do Paraná”, complementa Garcia.

Aos visitantes foram apresentados os projetos de modernização e ampliação do Corredor Leste de Exportação do Porto de Paranaguá; da ampliação da capacidade de descarga ferroviária em uma moega exclusiva para atender o modal (Projeto do Moegão); e as obras de infraestrutura marítima, como a derrocagem de parte da Pedra da Palangana em andamento no Canal de Acesso.

Luiz Henrique Fagundes, coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário, está entusiasmado com os projetos em desenvolvimento nos portos paranaenses. “A gente percebe que, da mesma maneira que não vai faltar trem para o porto, não vai faltar porto para atender a demanda que virá. A Nova Ferroeste vai trazer uma nova realidade logística para o Paraná”, comentou.

COMITIVA NACIONAL – Para o diretor geral da ANTT, Rafael Vitalle Rodrigues, deve haver uma sinergia entre a evolução dos portos e dos meios de transporte que o alimentam, tanto em relação à rodovia quanto à ferrovia.

“O planejamento futuro de curto, médio e longo prazos e os investimentos que são feitos nos portos têm que estar no mesmo compasso do que é feito nos demais modais para que a demanda – que é crescente – seja devidamente atendida, em mar e em terra”, disse Rodrigues.

Para Natália Marcassa, secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Minfra, esse dimensionamento dos investimentos em ferrovia, rodovia e porto é muito importante.

“A gente está preparando toda uma nova logística. O Plano Nacional de 2035, que é integrado com toda essa visão multimodal. Ter esse dimensionamento dessas obras do porto é fundamental para a gente conseguir entender os investimentos necessários para a ferrovia e rodovia”, comenta.

A secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, Martha Seiller, destacou a eficiência dos portos do Paraná, que conquistou prêmios do governo federal em reconhecimento à gestão.

“A gente fica muito satisfeito de ver a ampliação que está sendo projetada para os portos em termos de investimentos e a intermodalidade em termos de logística que esse porto proporciona”, afirmou.

Ainda segundo Seiller, a comitiva nacional, junto com o GT Ferrovias, tem o objetivo de entender um pouco melhor o traçado que está sendo proposto para a Nova Ferroeste, para o transporte de carga até o porto. “Precisamos entender como os projetos podem ser complementares para que a infraestrutura do porto possa contar ainda mais com essa integração”, completou.

SETOR PRODUTIVO – Integrando o GT estadual, João Artur Mohr, representante do Sistema da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), lembrou que o Paraná “é o celeiro do mundo” e que investimentos nos modais reforçam essa vocação.

“O Paraná hoje fornece alimento para o mundo todo. E os portos de Paranaguá e Antonina são importantíssimos para a indústria. A gente vê, com todos esses projetos em andamento, que o porto tem se preparado para o futuro. São grandes investimentos que darão suporte para a agroindústria do Estado continuar crescendo”, afirmou.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves; o assessor especial do GTFerrovias, Juliano Rodrigues; Leonardo Maciel, secretário de Parcerias em Transportes do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (SEPPI/ME); o secretário nacional de Transporte Terrestres da ANTT, Marcello da Costa Vieira; Guilherme Sampaio, da ANTT; e Juliana Ribeiro da Rocha Dória, coordenadora-geral de Licenciamento Ambiental da Subsecretaria de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura.

 

Fonte: Portos do Paraná

}

09.20.2021

Em Destaque

Relacionados

Operações de Sucesso: Marcon Logística Portuária em Destaque

No último final de semana, a Marcon Logística Portuária mostrou mais uma vez sua eficiência e capacidade ao conduzir operações em dois navios RORO (Roll-on/Roll-off), reforçando sua posição de destaque no setor de logística portuária. Navio Polaris Leader NYK Line...

Quer saber mais?

Entre em Contato

Siga a Marcon

Mercado & Novidades

Últimas Notícias

jul 26 2024

Paraná amplia destinos e cardápio de exportações: 2.081 produtos para 215 mercados

Resíduos de platina, prensas para fabricação de painéis de partículas de madeira e farinhas de peixes, crustáceos ou moluscos. Esses são alguns...
jul 25 2024

FMI melhora projeção de crescimento do Brasil em 2025 para 2,4%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a perspectiva de crescimento do Brasil em 2025 “para refletir os esforços de reconstrução após as...
jul 24 2024

Portos do Paraná batem recorde de movimentação no primeiro semestre de 2024

De janeiro a junho de 2024, os portos do Paraná alcançaram a marca de 33.780.236 toneladas movimentadas, um recorde histórico de movimentação num...
jul 23 2024

Operações de Sucesso: Marcon Logística Portuária em Destaque

No último final de semana, a Marcon Logística Portuária mostrou mais uma vez sua eficiência e capacidade ao conduzir operações em dois navios RORO...
jul 23 2024

Agronegócio exporta US$ 15,20 bi em junho e US$ 82,39 bi no semestre

As vendas externas brasileiras de produtos do agronegócio foram de US$ 15, 20 bilhões em junho de 2024 , um aumento do valor das exportações...
jul 22 2024

Portos do Paraná registram recorde histórico de movimentação mensal

Os portos paranaenses alcançaram uma nova marca histórica de movimentação. Ao todo, 6.582.670 de toneladas foram movimentadas em junho deste ano,...
jul 19 2024

Abertura do mercado cubano para exportação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo de Cuba, da autorização para que o Brasil exporte os seguintes produtos para...
jul 18 2024

Camex mantém elevação de tarifas de importação de resíduos sólidos

Em 18% desde julho do ano passado, as tarifas de importação para resíduos de papel, plástico e vidro permanecerão nesse nível por mais um ano,...
jul 17 2024

Carteira de exportação do BNDES aprova volume 135% maior de créditos em 2024

O valor das aprovações de crédito para a linha BNDES EXIM Pré-Embarque, que financia as exportações de empresas nacionais, cresceu 135% no primeiro...
jul 16 2024

Exportações do Paraná para Ásia, África e Oriente Médio batem recorde no 1º semestre

O Paraná obteve no 1º semestre de 2024 o seu melhor desempenho nas vendas para os mercados do Oriente Médio, África e Sudeste Asiático , com maior...

Quem acredita na Marcon

Nossos Clientes