Marcon Logística Portuária

Obra milionária acelera desembarque de fertilizantes e torna porto de Paranaguá mais competitivo

A área de importação de fertilizantes no Porto de Paranaguá está passando por uma transformação. A ampliação das esteiras começou há cerca de quatro meses e deve levar mais um ano para ser concluída, o que significará uma mudança substancial na forma e no prazo de descarga dos produtos.

O porto de Santos já formalizou, em seu plano de metas, “roubar” três milhões de toneladas de fertilizantes que hoje são desembarcados em Paranaguá. Mas o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, afirma que trabalha para evitar a transferência da carga. No entanto, para isso, é preciso aumentar a competitividade. Ele lembra que a escolha do porto de desembarque envolve fatores como logística e capacidade de armazenamento, mas principalmente, custos. E tempo é dinheiro. Ou seja, se o navio ficar menos tempo atracado para a descarga, mais interessante será usar Paranaguá como rota. Hoje 30% desse tipo de produto chega ao Brasil pelos portos paranaenses.

Antes da obra, dependendo da densidade e do tipo de fertilizante, a prancha operava com a capacidade de 6 mil a 7 mil toneladas por dia. Depois de concluída, o valor deve subir para 12 mil toneladas ao dia. Além disso, muito do que é desembarcado por grab (garra) em caminhões passará a ser transportado por esteira. Atualmente, cerca de 80% do fertilizante que sai dos navios é tirado com a ajuda de caminhões. Com a obra, a presença dos veículos na área de descarga de fertilizantes deve diminuir.

Os custos estão sendo pagos, em parceria, pela Fertipar e pelo Rocha Terminais, e estão estimados em cerca de R$ 800 milhões. A parte que está dentro da área pública será revertida para o porto ao fim dos contratos. Segundo Garcia da Silva, uma das preocupações foi garantir que a obra não fosse excludente, ou seja, que impedisse a participação de operadoras não envolvidas no projeto. O diretor-presidente afirma que tudo foi feito de forma a gerar benefícios para todos os envolvidos na operação. É preciso destacar que o setor de fertilizantes está operando em parâmetros anormais por causa da situação política de Belarus, da Guerra na Ucrânia e do esgotamento da capacidade de armazenamento.

Movimento no pátio de triagem supera julho do ano passado

O mês de julho ainda nem terminou e a quantidade de caminhões que passou pelo pátio de triagem do Porto de Paranaguá, neste ano, já supera o total registrado no período, em 2021. Do dia 1 até o último dia 24, 36.901 veículos chegaram para descarregar granéis sólidos de exportação nos terminais paranaenses. No ano passado, durante os 31 dias completos do mês, 33.994 caminhões passaram pela triagem.

Conforme avança a colheita do milho no campo, principalmente do Paraná – onde já passa de 30% da área – a chegada do produto no porto vai se intensificando. Os picos de caminhões entrando no pátio diariamente, nesta semana, tem alcançado a média de 1,5 mil caminhões/dia. Em dia de maior movimento, neste mês, chegou a 2 mil caminhões em 24 horas.

PRODUTOS – Os destaques entre as cargas recepcionadas neste mês de julho, em comparação com o mesmo mês no ano passado, é justamente o milho – em grão e em farelo (DDGS). Enquanto em julho de 2021, nenhum caminhão ainda havia dado entrada no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá com os dois produtos, neste ano – os terminais já receberam 5.707 caminhões carregados com 221.333,5
toneladas de milho – principalmente do Paraná. Outros 768 caminhões chegaram com 29.328,62 de DDGS (farelo de milho). Esse último com origem no estado do Mato Grosso (MT).

Para este 3º trimestre, o aumento mais significativo é esperado para os volumes de milho a serem carregados: 2.071.000 milhões de toneladas do cereal – 3.256% a mais que o embarcado no período em 2021 (61.709 t), de julho a setembro. Até agora, no mês, já foram embarcadas 247.656 toneladas do cereal a granel. No mesmo mês, em 2021, foram somente 1.464 toneladas embarcadas, mas em
contêineres. Nada a granel.

 

Fonte: JB Litoral

}

08.03.2022

Em Destaque

Relacionados

Quer saber mais?

Entre em Contato

Siga a Marcon

Mercado & Novidades

Últimas Notícias

dez 11 2023

Portos do Paraná marca presença no 31º Congresso Latino-Americano do setor

O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, palestrou nesta quarta-feira (06) no 31º Congresso Latino-Americano de...
dez 08 2023

Portos do Paraná participa de missão internacional na busca pela descarbonização dos portos

A empresa pública é signatária do Green Ports Partnership, que busca compartilhar conhecimento sobre sustentabilidade, redução de carbono e...
dez 07 2023

Balança comercial tem superávit recorde de US$ 8,776 bi em novembro

Beneficiada pela queda nas importações de combustíveis e compostos químicos e pela safra recorde de soja, a balança comercial – diferença entre...
dez 06 2023

Porto de Paranaguá é destaque em palestra no Fórum Sul Brasileiro de Inovação

Além de apresentar as ações socioambientais e operacionais, a Portos do Paraná participou do painel sobre destinos turísticos e destacou a vinda da...
dez 05 2023

Brasil poderá integrar grupo de produtores e exportadores de petróleo

O Brasil recebeu o convite para entrar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+), grupo de 23 países produtores e...
dez 04 2023

Em 10 meses, Portos do Paraná registra crescimento de 15% nas movimentações para exportação

Estratégias operacionais foram fundamentais para suprir a grande demanda de mercado e exportar mais de 35 milhões de toneladas pelos portos...
dez 01 2023

MDIC envia missão à Coreia do Sul para fortalecer parceria em comércio e investimentos

Secretário executivo conheceu a nova estratégia digital coreana, projetada como motor do desenvolvimento econômico do país; também houve visitas à...
nov 30 2023

Portos do Paraná é tricampeã em premiação da ANTAQ

Pela terceira vez consecutiva a Portos do Paraná, empresa pública do Governo do Estado do Paraná, foi premiada pelo respeito às regulamentações. A...
nov 29 2023

MDIC e BID promovem encontro para debater melhorias regulatórias

A política de melhoria regulatória simplifica os procedimentos e desburocratiza o ambiente de negócios no país. Nesse sentido, o Ministério do...
nov 28 2023

Porto de Paranaguá embarca peça de autoclave com 15 metros de comprimento

Após dias de operação, a carga foi acondicionada em uma barcaça e agora seguirá até o porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro A Portos do Paraná...

Quem acredita na Marcon

Nossos Clientes