Marcon Logística Portuária

Navio carrega 103 mil toneladas de farelo no Porto de Paranaguá

O navio Pacific South atracou no Porto de Paranaguá para marcar novos recordes no Corredor de Exportação. Além de ser um graneleiro de 292 metros de comprimento e 45 de boca (largura) – o maior já recebido no complexo até hoje – a embarcação vai carregar um volume histórico para o segmento dos granéis sólidos nos terminais paranaenses. Serão 103 mil toneladas de farelo de soja.

“Tanto o volume, quanto o tamanho do navio, que vamos operar atestam a nossa capacidade operacional. Uma ação desse porte exige trabalhadores portuários qualificados, praticagem experiente e capacidade de infraestrutura, terrestre e marítima”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A embarcação atracou no final da tarde de segunda-feira (08) no berço 214, um dos três do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá.

De bandeira das Ilhas Marshall, o navio Pacific South veio do porto de Xangai, na China, e chegou na Baía de Paranaguá no último dia 1. Geralmente, os navios que carregam os graneis têm 5 ou 7 porões. Este tem nove porões para receber e transportar todo o farelo que começa a ser carregado.

As 103 mil toneladas de farelo de soja serão carregadas a partir de três terminais. Cerca de 84 mil toneladas sairão da Coamo; 15 mil da Cotriguaçu; e quatro mil toneladas dos silos públicos (horizontais).

Segundo a empresa responsável pela operação, a Cargill, o carregamento do Pacific South deve levar cerca de cinco dias, se as condições do tempo ajudarem e não houver paralisações por chuva ou umidade excessiva. O farelo irá para o porto de Amsterdã, na Holanda.

SUPERAÇÃO – O volume de 103 mil toneladas – suficiente para carregar 3.400 caminhões – supera, em 13 mil toneladas, o recorde anterior registrado há pouco mais de um ano. Em 27 de maio de 2019, o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, carregou 90 mil toneladas de farelo de soja.

Desta vez, a embarcação é 38 metros maior. Em média, os navios graneleiros recebidos no Porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento. Esses, em geral, costuma receber pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo).

CAPACIDADE – No Corredor, são seis shiploaders (carregadores de navio) com capacidade para carregar cerca de mil toneladas por hora. Os equipamentos carregam, por esteiras, a carga de 11 diferentes terminais.

O Corredor de Exportação é formado por nove terminais privados: Cargill, AGTL, Interalli, Centro Sul, Coamo, Louis Dreyfus, Cotriguaçu, Cimbesul e Rocha. Além de dois terminais públicos: um silo vertical, com capacidade estática de cem mil toneladas, e um silo horizontal, com capacidade total de 60 mil toneladas.

Como afirma Luiz Fernando, esse modelo adotado, de vários terminais interligados para carregar em três berços prioritários, permite os embarques simultâneos em um único navio, o que cria maior flexibilidade de utilização de capacidade estática de cada terminal e permite uma maior produtividade de cada berço.

Pelos silos públicos, atualmente, operam Céu Azul, Grano Logística, Gransol, Marcon, Sulmare, Tibagi e Transgolf, que trabalham com diversos exportadores menores.

 

Fonte: Portos do Paraná

}

06.19.2020

Em Destaque

Relacionados

Quer saber mais?

Entre em Contato

Siga a Marcon

Mercado & Novidades

Últimas Notícias

maio 03 2024

Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde na produção de feijão

Com 9% da área da segunda safra de feijão colhida e 35% das lavouras a campo já em maturação, o Departamento de Economia Rural (Deral) estima uma...
maio 02 2024

Março tem alta de 352% na movimentação de açúcar nos portos paranaenses

O mês de março registrou uma guinada na movimentação de açúcar nos portos paranaenses. O açúcar a granel alcançou 419.899 toneladas movimentadas,...
maio 01 2024

Brasil amplia relações comerciais com a China e importações crescem 13%

O comércio entre Brasil e China está em constante ascensão, revelando um cenário de oportunidades e progresso mútuo. Segundo dados do Ministério do...
abr 30 2024

Camex estabelece cota de importação para 11 produtos de aço

Nos próximos 30 dias, 11 produtos de aço importados passarão a ser submetidos a cotas de importações. Caso o volume máximo seja superado, eles...
abr 29 2024

Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação em 24h

Em 24 horas, mais de 146 mil toneladas de soja foram movimentadas no Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá. O recorde alcançado entre...
abr 26 2024

China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá

A China é o principal destino das cargas de soja movimentadas no Porto de Paranaguá, representando 91,8% da commodity. Segundo dados do governo...
abr 25 2024

Coninter debate internacionalização, sucessão e competitividade

O Conselho de Negócios e Relações Internacionais (CONINTER-RI) promoveu na manhã da quarta-feira (10) uma mesa-redonda com o tema...
abr 24 2024

G20 fica com 78% que o Brasil exporta

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em 2023, as...
abr 23 2024

FMI projeta crescimento de 3,2% do PIB mundial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta crescimento de 3,2% para o Produto Interno Bruto (PIB)mundial, tanto em 2024 como em 2025. O...
abr 22 2024

Em março, Portos do Paraná registra oitavo mês de recordes

Os portos paranaenses alcançaram mais um recorde este mês. Com 5.968.934 toneladas movimentadas, março cresceu 11% em comparação ao mesmo mês no ano...

Quem acredita na Marcon

Nossos Clientes