Marcon Logística Portuária

Navio atraca perpendicular ao cais e chama atenção no Porto de Paranaguá

Nesta sexta-feira (3), logo no início da tarde, os trabalhadores que estavam a serviço no cais do Porto de Paranaguá pararam para ver o navio Maestro Universe atracar. Não foi o tamanho, nem o tipo de embarcação a espantar. O que chamou a atenção, mesmo, foi a manobra e o jeito que ”estacionou”: perpendicular à faixa primária, ou seja, atracou de popa para receber a carga.

“Fazia anos que não víamos atracação de popa por aqui”, comenta o conferente de capatazia Rubens Borges da Cruz, funcionário do porto desde a década de 1980.

O diretor de operações, Luiz Teixeira da Silva Júnior, explica que as características do próprio navio permitem essa flexibilização da operação. “Ele possui a rampa na popa, por onde a carga pode ser embarcada ou desembarcada”, afirma.

Segundo Teixeira, ao permitir a manobra, o Porto de Paranaguá mostra “toda versatilidade, atendendo às necessidades do mercado e consequentemente dos usuários”.

OPERAÇÃO – A manobra foi no berço 215, que fica logo na divisa com o Terminal de Contêineres. A operação foi da empresa Marcon, especializada no embarque e desembarque de carga geral, especialmente veículos, ônibus e projetos.

O navio Maestro Universe é do tipo Roll on – roll off (Ro-ro), no qual as cargas entram e saem rodando pelas rampas. Não é considerado grande; é um navio de 160 metros de comprimento (loa) por 22,31 de largura (boca).

A embarcação passa sempre pelo Porto de Paranaguá. Só neste ano, atracou cinco vezes, mas todas do jeito convencional – paralelo ao cais, com embarque e desembarque pela rampa na lateral.

Os grandes volumes de ônibus que vêm sendo embarcados desde o ano passado, inclusive, foi essa embarcação que carregou.

CARGA – Como explicaram os representantes da operadora portuária, a atracação de popa foi necessária para o embarque de uma das cargas: grandes partes de uma usina de asfalto móvel (uma dessas com quase 20 metros) que seriam levadas até o porto de Luanda. Na África, faria transbordo para chegar até o destino final.

Além das partes desse projeto, o navio também carregou 109 ônibus da Marcopolo /Scania e da Caio/Man.

Para o amarrador David Moro, a manobra deu trabalho. “É a primeira vez que a gente vê! O padrão das atracações que a gente amarra é em paralelo, é mais simples. Essa aqui exigiu mais atenção e segurança”, comenta.

Como explica o trabalhador portuário, a manobra utilizou menos cabo, mas precisou da ajuda de duas embarcações de apoio, para passa-los dos dois bordos (lados). “Ficou amarrado só pela popa. Para ser mais rápido para posicionar o navio precisou das duas lanchas para passar os cabos”, completou David.

Além do esforço extra da equipe de amarração, foi necessário o apoio do rebocador durante o tempo em que permaneceu atracado de popa, para ajudar a manter a posição.

Encerrado o embarque das cargas especiais, o navio atracou da maneira convencional para concluir a operação.

 

Fonte: Portos do Paraná

}

09.13.2021

Em Destaque

Relacionados

Operações de Sucesso: Marcon Logística Portuária em Destaque

No último final de semana, a Marcon Logística Portuária mostrou mais uma vez sua eficiência e capacidade ao conduzir operações em dois navios RORO (Roll-on/Roll-off), reforçando sua posição de destaque no setor de logística portuária. Navio Polaris Leader NYK Line...

Quer saber mais?

Entre em Contato

Siga a Marcon

Mercado & Novidades

Últimas Notícias

jul 26 2024

Paraná amplia destinos e cardápio de exportações: 2.081 produtos para 215 mercados

Resíduos de platina, prensas para fabricação de painéis de partículas de madeira e farinhas de peixes, crustáceos ou moluscos. Esses são alguns...
jul 25 2024

FMI melhora projeção de crescimento do Brasil em 2025 para 2,4%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a perspectiva de crescimento do Brasil em 2025 “para refletir os esforços de reconstrução após as...
jul 24 2024

Portos do Paraná batem recorde de movimentação no primeiro semestre de 2024

De janeiro a junho de 2024, os portos do Paraná alcançaram a marca de 33.780.236 toneladas movimentadas, um recorde histórico de movimentação num...
jul 23 2024

Operações de Sucesso: Marcon Logística Portuária em Destaque

No último final de semana, a Marcon Logística Portuária mostrou mais uma vez sua eficiência e capacidade ao conduzir operações em dois navios RORO...
jul 23 2024

Agronegócio exporta US$ 15,20 bi em junho e US$ 82,39 bi no semestre

As vendas externas brasileiras de produtos do agronegócio foram de US$ 15, 20 bilhões em junho de 2024 , um aumento do valor das exportações...
jul 22 2024

Portos do Paraná registram recorde histórico de movimentação mensal

Os portos paranaenses alcançaram uma nova marca histórica de movimentação. Ao todo, 6.582.670 de toneladas foram movimentadas em junho deste ano,...
jul 19 2024

Abertura do mercado cubano para exportação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo de Cuba, da autorização para que o Brasil exporte os seguintes produtos para...
jul 18 2024

Camex mantém elevação de tarifas de importação de resíduos sólidos

Em 18% desde julho do ano passado, as tarifas de importação para resíduos de papel, plástico e vidro permanecerão nesse nível por mais um ano,...
jul 17 2024

Carteira de exportação do BNDES aprova volume 135% maior de créditos em 2024

O valor das aprovações de crédito para a linha BNDES EXIM Pré-Embarque, que financia as exportações de empresas nacionais, cresceu 135% no primeiro...
jul 16 2024

Exportações do Paraná para Ásia, África e Oriente Médio batem recorde no 1º semestre

O Paraná obteve no 1º semestre de 2024 o seu melhor desempenho nas vendas para os mercados do Oriente Médio, África e Sudeste Asiático , com maior...

Quem acredita na Marcon

Nossos Clientes