O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará com até US$ 11,4 milhões a exportação de caminhões produzidos no Brasil para o Uruguai. A empresa exportadora é a Scania Latin America Ltda, cuja fábrica está sediada em São Bernardo do Campo (SP). O importador é a empresa uruguaia Sofport S.A.

A operação acontece no âmbito da linha de financiamento BNDES Exim Pós-embarque, que apoia a comercialização, no exterior, de bens fabricados no Brasil. Em todos os financiamentos concedidos por meio deste produto, os recursos são desembolsados pelo BNDES no Brasil, em reais, à empresa brasileira exportadora. O importador estrangeiro assume a dívida, pagando o empréstimo ao BNDES em dólares.

A Scania Latin America é uma das principais subsidiárias do Grupo Scania no mundo e hoje é responsável por empregar aproximadamente quatro mil colaboradores na unidade do ABC Paulista. A operação industrial no Brasil conta com Centro Pesquisa & Desenvolvimento, espelho da matriz, e é a única unidade fora da Suécia a produzir veículos completos, preparada para atender às demandas do mercado interno e externo.

O apoio do BNDES às exportações brasileiras confere mais competitividade às empresas nacionais nos mercados estrangeiros onde atuam. Também contribui para o aumento da utilização da capacidade instalada de suas fábricas e para a manutenção de empregos no Brasil.

 

Fonte: Comex do Brasil