O comércio exterior da China manteve um crescimento estável entre janeiro e setembro deste ano, aumentando 2,8% em relação ao ano passado, informou nesta segunda-feira (14) a Administração Geral das Alfândegas (AGA).

O volume total do comércio exterior alcançou 22,91 trilhões de yuans (US$ 3,23 trilhões) no período. As exportações cresceram 5,2%, enquanto as importações caíram 0,1%, mostraram dados da AGA.

A China viu seu superávit comercial aumentar 44,2% em termos anuais para 2,05 trilhões de yuans durante os nove primeiros meses.

O mix de comércio do país continuou melhorando entre janeiro e setembro, com o comércio geral crescendo tanto em volume como em proporção. O comércio geral cresceu anualmente 4,8% e representou 59,5% do comércio total, 1,1 ponto percentual a mais que um ano atrás.

As empresas privadas negociaram 9,69 trilhões de yuans nos primeiros nove meses, um aumento de 10,4% em relação ao ano passado, o que representa 42,3% do comércio exterior total do país.

O crescimento do comércio nas regiões central e oeste do país superou a média nacional, mostraram os dados da AGA. Doze regiões provinciais ocidentais e seis províncias centrais viram seu comércio crescer 11,8% e 12,4%, respectivamente, entre janeiro e setembro.

O comércio exterior da China está estável no geral, com melhoras constantes, disse o porta-voz da AGA, Li Kuiwen.

Fonte: Comex do Brasil