Empresas e instituições que desejam importar tecnologias do Reino Unido contam com uma boa notícia: o próprio Tesouro Britânico oferece garantia para empréstimos. A intermediação é feita pela UK Export Finance, agência de exportação de crédito do Reino Unido. O Brasil é um dos nove países no mundo a contar com esse serviço, prestado in loco pela executiva e economista Maria Luqueze.

A facilitação de importação de tecnologias britânicas foi tema de palestra ministrada por Luqueze no dia 11 de dezembro, no escritório Marins Bertoldi Advogados, como evento de encerramento 2019 da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) – filial Paraná. Estiveram presentes 32 pessoas, entre associados e ouvintes.

No Brasil, os setores contemplados pela UK Export Finance são: infraestrutura, energia, mineração, agricultura, saúde e estilo de vida, e defesa. Além da garantia para empréstimos, a executiva explicou aos presentes que a instituição auxilia a montar um modelo de negócio para administrar a tecnologia importada. As garantias também podem ser oferecidas em reais e em sessenta outras moedas – e não apenas a libra.

Britcham em 2019

O cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Paul Patterson, esteve presente para o fechamento das atividades da Britcham em 2019. “Esse ano foi intenso, com várias realizações. Tivemos, por exemplo, a inauguração do Memorial Britânico no Parque Gomm, além do lançamento da Britcham no Paraná”, disse.

A escolha de sua sede e de sua diretoria capitaneada por Monroe Olsen, sócio dedicado a temas internacionais e de energias do Marins Bertoldi Advogados, foi homologada pelo Conselho de Administração da Britcham Nacional após comparação com outros 4 escritórios indicados pelo seu Presidente Sérgio Clark.  O soft launch da nova filial da Câmara Britânica ocorreu em meados de 2019.

Foram lançados três comitês – Agronegócio, Tecnologia e Educação, cujos eventos contaram com grandes nomes para palestrar e interagir junto ao público presente, tais como o Derli Dossa, Henrique Domakoski e Paulo Parrera.

Os presidentes interinos dos comitês realizaram suas reuniões subsequentes com associados, ouvintes e parceiros trazendo vários especialistas, tais como consultores Britânicos em agronegócios, consultores de transformação digital, inovação e start-ups, o Deputado Federal Reinhold Stephanes e o Diretor de Assuntos Internacionais da Universidade Positivo, Glávio Paura.

Além das ações que a Britcham está promovendo na filial Paraná para ampliar seu quadro associativo entre empresas, profissionais liberais, entidades e demais players de mercado que possam compor um excelente ambiente de networking, várias atividades e reuniões empresariais e institucionais de advocacy robusto e singular foram promovidos.

Fonte: Comex do Brasil